hospedagem de site

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

5 dicas para acelerar o Windows

01-windows_clouds

O Windows conhecido por ficar cada vez mais lento com o tempo de uso. Isso se dá principalmente por erros de registro causados por aplicativos que são instalados e desinstalados. Mas outros fatores podem causar a lentidão, como serviços que rodam em segundo plano e excesso de efeitos visuais ativados.

O Windows 7 tem desempenho melhor do que seus antecessores (XP e Vista). E alguns ajustes podem aprimorar ainda mais sua performance. A seguir,  cinco dicas para melhorar o desempenho de qualquer versão do Windows. Confira.
1 – Desabilite efeitos visuais
Todas as versões do Windows vêm configuradas com diversos efeitos visuais ativos (esmaecer ao arrastar janela, miniaturas das tarefas abertas com pré-visualização, janelas transparentes no Vista, sombras no ponteiro do mouse e outros).
Isso tudo consome recursos do processador e, em um computador básico, pode contribuir para a lentidão do sistema.  Para deixar seu Windows o mais simples possível visualmente faça o seguinte:
1. Vá ao “Painel de Controle” e clique em Sistema. No Windows Vista/7 clique em “Configurações avançadas do sistema” no menu lateral e no Windows XP vá direto ao próximo passo;
2. Selecione a aba “Avançado”;
3. Clique em “Configurações” na área Desempenho;
4. Na aba “Efeitos Visuais” selecione “Personalizar” e desmarque todas as caixas de seleção exceto “Usar estilos visuais em janelas e botões”;
5. Clique OK.
2 – Desative o som de entrada e saída do Windows
Toda vez que o Windows é iniciado ou desligado ouve-se uma melodia.  Essas melodias são mais um processo a ser executado pelo sistema e atrasam o início do Windows em computadores básicos e avançados.
Resumidamente, nos PCs básicos o som é mais uma tarefa a ser realizada, e nos mais rápidos o computador fica aguardando o término da execução do som para dar continuidade ao procedimento escolhido.  Para os sons, faça o seguinte:
Reprodução
Windows XP
1. Vá ao “Painel de Controle”;
2. Clique em “Sons e dispositivos de áudio” e selecione a aba “Sons”;
3. Na lista de eventos do programa selecione “Iniciar o Windows”;
4. Na lista de sons selecione “(Nenhum)”;
5. Repita os passos 3 e 4 para o evento do programa “Sair do Windows”;
6. Clique em OK.
Windows Vista/7
1. Vá ao “Painel de Controle” e no canto superior direito mude “Exibir por” para ícones grandes ou pequenos caso esteja selecionado “Categoria”;
2. Clique em “Som” e selecione a aba “Sons”;
3. Desmarque a caixa de seleção “Tocar som de Inicialização do Windows”;
4. Na lista dos eventos de progrma de sons clique em “Sair do Windows”;
5. Na lista abaixo selecione “(Nenhum)”;
6. Clique em OK.
3 – Interrompa a troca rápida de usuário
Quando um computador possui dois ou mais perfis de usuário, o Windows pode alternar entre eles por dois métodos. O método de troca de usuário rápido é o que vem, geralmente, configurado por padrão nos micros.
A vantagem o próprio nome já diz. A desvantagem é que este método não finaliza programas abertos numa conta de usuário e quando se alterna para outro perfil estes aplicativos continuam consumindo recursos do sistema.  Para mudar para o método de Logoff completo do Windows faça o seguinte:
Windows XP
1. Vá ao “Painel de Controle”;
2. Clique em “Contas de usuário”;
3. Clique em “Alternar a maneira como os usuários fazem logon ou logoff”
4. Desmarque a caixa de seleção “Use a Troca rápida de usuário”;
5. Clique em “Aplicar opções”.
Windows Vista/7
Infelizmente somente o Windows XP dispõe de uma maneira simples de desabilitar a troca rápida de usuário. Nos outros sistemas o procedimento é o seguinte:
1. Tecle o símbolo do Windows + R;
2. Digite gpedit.msc;
3. Navegue na coluna esquerda até chegar no diretório “Diretiva Computador Local > Configuração do Computador > Modelos administrativos > Sistema > Logon”;
4. Selecione na coluna direita com o botão direito do mouse “Ocultar pontos de entrada para troca rápida de usuário”;
5. Clique em “Editar” e selecione “Habilitado”;
6. Clique em OK.
4 – Desabilite a desfragmentação agendada
Desfragmentar o disco rígido a cada três meses é uma ótima maneira de garantir um bom desempenho do seu computador. Mas se esta tarefa for executada constantemente de forma automática na hora em que o computador está sendo usado, isso pode pode causar significativa perda de performance.  Por isso, desabilite a desfragmentação agendada da seguinte maneira:
Windows XP
Não vem por padrão com este recurso ativo, mas não custa verificar se não foi habilitado por alguém.
1. Vá ao “Painel de Controle”;
2. Clique em “Tarefas Agendadas”;
3. Caso apareça na lista “Desfragmentador de disco” clique com o botão direito do mouse em cima e selecione “Excluir”.
Windows Vista/7
1. Abra o “Computador” no menu “Iniciar” ou tecle o símbolo do Windows + E;
2. Localize o disco rígido C: e clique com o botão direito do mouse;
3. Clique em “Propriedades” e selecione a aba “Ferramentas”;
4. Clique em “Desfragmentar agora”;
5. Clique em “Configurar agendamento”;
6. Desmarque a caixa de seleção “Executar Seguindo um Agendamento”;
7. Clique em OK.
5 – Advanced System Care 4
Dentre os diversos aplicativos oferecidos na internet o Advanced System Care 4 se destaca pela interface simples e o bom poder de correção de erros e otimização do Windows. Na primeira vez em que o usar faça uma manutenção profunda (Deep Care).
Clique em “Scan now” para que o programa faça uma varredura no seu sistema operacional. Em seguida, escolha quais correções e otimizações devem ser realizadas. Depois disso, uma vez  por mês de forma preventiva, execute a manutenção rápida (Quick Care).
Reprodução
Para obter uma performance extra clique em “Turbo Boost”. O Advanced System Care interromperá serviços que rodam em segundo plano no Windows e que são normalmente desnecessários. Caso sinta falta de algum recurso que tenha sido desativado, clique novamente em “Turbo Boost”.
Após instalar o Advanced System Care, clique em “More” no canto superior direito e em seguida “Settings”.  Depois desmarque as caixas de seleção “Minimize to system tray when program is closed” e “Execute at Windows Startup” no sub-menu “General Settings”.
Isto impedirá que o Advanced System Care se torne mais um programa iniciado com o Windows. Como não é um aplicativo para ser usado todos os dias, não há necessidade de deixá-lo rodando em segundo plano.

Fonte:http://tecnologia.ig.com.br/dicas/windows/5+dicas+para+acelerar+o+windows/n1597126142012.html


Artikel Terkait:

3 comentários:

Postar um comentário