Como organizar seu casamento? alguns sites te ajudam veja!



Durante a celebração do casamento, a felicidade dos noivos é tanta que, para os convidados, pode até parecer que foi fácil alcançar tal resultado. No entanto, organizar um casamento requer muito tempo e dedicação do casal, pois é preciso prestar atenção a muitos detalhes para que tudo fique perfeito. Mas para auxiliar os noivos no momento importante de suas vidas, a tecnologia tem ganhado espaço e conquistado os mais modernos e antenados, com sites especializados em ajudar o casal nesta importante missão.
Entre os principais serviços que esses sites oferecem, estão: a construção de um site personalizado, com músicas, história, lista de presença, RSVP (confirmação de presença), fotos, mural de recados, cotas de lua de mel, informações sobre chá de cozinha, mapas, e até o auxílio com a organização da festa, por meio de lembretes.
Esses lembretes, segundo Ana Mello, diretora de operações do site MeCasar, são distribuídos em ordem cronológica, com a intenção de auxiliar a organização dos preparativos, ao mesmo tempo em que são indicados os fornecedores. “Os casais podem gerenciar os compromissos, como ‘escolher o vestido de noiva’ ou ‘encomendar os docinhos’, e recebem as indicações de acordo com a demanda. As indicações podem ser feitas tanto por meio do site quanto por meio de e-mails periódicos”, explica Ana.
Para Vera Simão, presidente da ABRAFESTA (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais) e idealizadora da feira e evento Casar, o principal benefício dos serviços prestados pelos sites é exatamente este lembrete. “Mas, para mim, mesmo com essa facilidade, a escolha de fornecedores e toda a negociação deve ser feita pessoalmente. Muitas vezes, o próprio casal ou uma assessora contratada pode conseguir mais benefícios ao negociar”, comenta Vera.
Site personalizado
Quanto à criação do site, é um serviço mais voltado para os convidados, no qual os noivos podem incluir a história deles e compartilhar informações necessárias para o casamento com mais facilidade. Foi com essa intenção que o site Noivos Felizes surgiu. “Eu e meu filho trabalhamos com desenvolvimento de sites. Em meados de 2007, um de nossos amigos fez um pedido para que criássemos um site de seu casamento. A ideia foi um sucesso! Foi aí que decidimos disponibilizar na internet um sistema no qual o próprio casal poderia criar e editar seu site de casamento”, conta Ademir Fernandes, proprietário do Noivos Felizes.
Semelhante à criação de um blog, este serviço costuma ter um valor irrisório dentro do orçamento da festa. Segundo Ademir, os noivos gastam menos de 0,5% (do valor total do casamento) com o site. “Temos planos de 3, 6 e 12 meses, com domínio próprio ou sem ele, e também gravamos o site em um CD para que os noivos possam guardar de recordação. Os valores variam de R$ 29 a R$ 170”, conta.
Assessoria versus Site
Segundo a especialista Vera Simão, este novo mercado de sites especializados não coloca em risco o já existente ramo de assessoria de casamento. “Acredito que a internet é uma ferramenta a mais, mas não substitui o ser humano e o contato pessoal. Para mim, há espaço para todos os serviços atrelados a eventos e casamentos.”

O casal de publicitários Thiago Pojda, 24, e Luciana Pojda, 24, casaram-se no dia 30 de abril deste ano e utilizaram os serviços do site MeCasar para a organização da cerimônia. “Começamos a organizar o casamento assim que noivamos, em maio de 2011. Optamos pelo auxílio de um site, pois combinava com a gente, já que somos internautas de berço. O site nos ajudou muito no dia a dia e na seleção dos serviços, mas contratamos uma cerimonialista para nos ajudar no dia da festa e, também, a validar algumas decisões, usando a experiência dela”, explica Pojda.
Além da indicação de empresas que fornecem os serviços desejados, alguns sites também disponibilizam a avaliação dos que fizeram uso dos serviços de cada uma delas. “Isso nos ajudou muito na hora de bater o martelo final nas nossas escolhas. Afinal, não queríamos que nada saísse errado”, finaliza Pojda.

Veja, abaixo, dez sites que ajudam na organização do casamento:
iCasei
Endereço: www.icasei.com.br

Casamentoclick
Endereço: www.casamentoclick.com.br
Emotion.me
Endereço: www.emotion.me
Organize seu Casamento
Endereço: www.organizeseucasamento.com.br
Pronto Casei
Endereço: www.prontocasei.com.br
Viva Noivos
Endereço: www.vivanoivos.com.br
Portal Noivas
Endereço: www.portalnoivas.com.br
Noivos Felizes
Endereço: www.noivosfelizes.com.br
Me Casar
Endereço: www.br.mecasar.com

Comentários