Confira os sete maiores erros do amigo secreto e saiba como evitá-los



Todo fim de ano a convocação é quase inavitável: “quem vai participar do amigo secreto?”. A brincadeira tem o intuito de aproximar funcionários ou confraternizar com os amigos, mas alguns erros podem causar constrangimento e até mesmo comprometer a imagem profissional.

Entre as principais falhas estão: dar presente fora da faixa de preço estipulada, fazer discursos com piadinhas ou palavras constrangedoras e não comparecer no dia da entrega. Outro ponto importante é lembrar que, mesmo sendo um evento informal, a postura profissional não deve ficar em segundo plano. “Os chefes continuam ali, fazendo avaliações. Nas festas, as pessoas se soltam mais e acabam mostrando a verdadeira personalidade”, diz Silvana Lages, consultora de imagem e comportamento profissional.
-->
Confira os sete maiores erros do amigo secreto e saiba como evitá-los.

Erro 1: ultrapassar ou diminuir o valor estipulado para o presente
Chegou a hora de abrir o tão esperado presente e você fica com um sorriso sem graça ao ganhar um chaveiro. Em contrapartida, gastou uma grana alta para comprar um DVD duplo daquele seriado que seu amigo adora. Manter a média estipulada para o presente do amigo secreto é a dica de ouro para quem participa da brincadeira. Assim, você não corre o risco de investir demais e ficar chateado com um presente de menor valor, nem fica constrangido de ter gastado bem menos e recebido algo que custa muito mais. “Na hora de comprar, o mais importante é mostrar que você tentou agradar, que você procurou algo especial. Também é legal caprichar na embalagem”, recomenda Silvana Lages.

Erro 2: pedir para trocar de “amigo” com um colega
Jamais peça para trocar de amigo porque você não se dá bem com o sorteado ou não o conhece direito. “Ao contrário, esta é uma ótima chance de iniciar novos relacionamentos com pessoas com quem nunca conversou ou tem pouco contato. A brincadeira é o que vale”, diz Renata Mello, consultora de imagem corporativa.

Erro 3: dar presente acima da faixa só porque tirou o chefe
Ao topar participar do amigo secreto, o gerente e o diretor entram no espírito da brincadeira e, certamente, não se importam em ganhar um vinho mais em conta ou uma gravata de loja de departamentos. “Dar um presente de valor muito alto só porque tirou o chefe pode soar como puxação de saco”, esclarece Célia Leão, consultora de etiqueta empresarial e marketing pessoal.

Erro 4: demonstrar que não gostou do presente
Você rodou horas no shopping atrás de um presente legal para o seu amigo secreto, mas quando abre o seu pacote encontra uma blusa de estilo hippie, sendo que seu estilo é totalmente clássico. O que fazer? Neste caso, jamais demonstre que o mimo não agradou. Disfarce, agradeça e depois simplesmente troque a peça. “Não é ruim trocar um presente recebido no amigo secreto, mas fica muito indelicado externalizar que você não gostou. Por pior que seja o presente, não mostre sua insatisfação”, aconselha Célia Leão.

Erro 5: participar do sorteio e não aparecer no dia da entrega
Chegou o momento da troca de presentes e o seu amigo secreto ficará sem a lembrança porque você simplesmente não compareceu à festa. Atitudes como esta são extremamente indelicadas, especialmente no ambiente de trabalho, pois demonstram falta de respeito e comprometimento com os colegas. “Também fica muito impessoal dar o presente do seu amigo secreto para outra pessoa entregar”, explica Renata Mello. Portanto, se você tem alguma dúvida se poderá ir no dia do evento, o melhor mesmo é nem participar do sorteio.

Erro 6: fazer piadinhas ou discursos constrangedores
Na hora do discurso para adivinhação do amigo secreto, nada de se referir ao colega de forma constrangedora, do tipo: “é o careca do departamento” ou “é o mais barrigudo da área”, mesmo que seja uma brincadeira ou que a pessoa seja bem próxima a você. “Seja leve, agradável e diga somente coisas positivas. Se não conhecê-la direito, pode falar algo mais genérico, mas sempre bacana”, aponta Silvana Lages.

Erro 7: participar do amigo secreto só para não parecer antissocial
É importante participar do evento, especialmente no ambiente profissional, para confraternizar e se integrar ao grupo. Mas se você detesta a brincadeira ou está realmente sem dinheiro, peça desculpas de maneira delicada, mas diga que, neste ano, já tinha assumido outro compromisso naquela data. Se o problema for uma limitação financeira, explique para quem está organizando que você teve alguns contratempos no orçamento que o impedem de participar. Certamente os colegas entenderão.

Fonte: Delas



Comentários

  1. Tinha que pôr mais uma que seria quando aquela mulher(geralmente são mulheres que tem esse tipo de iniciativa) sem-noção te faz participar do amigo oculto à força, já passei pela experiência, tinha tudo marcado para viajar logo após o expediente, já tinha afirmado que não iria participar e na semana que ia ocorrer o amigo oculto, uns dois dias antes, a filhadumaegua me aparece com o papel, eu nem conhecia a outra pessoa, eramos de filiais diferentes, acabou dando em merda, comprei um presente tosco, não me preocupei com embalagem, deixei para outra pessoa entregar e não participei da festa..

    ResponderExcluir

Postar um comentário