6 dicas para se livrar do mau humor


“Se já acordei com este humor, meu dia será péssimo”. A máxima é repetida inúmeras vezes por pessoas que acordaram com o pé esquerdo e foram contaminados pelo mau humor. Para especialistas em comportamento, no entanto, é possível reassumir o controle emocional em até 15 minutos com exercícios práticos que apagam o incêndio da irritação e garantem um dia tranquilo.
“O que está não está me deixando legal? Eu consigo mudar agora? Muitas vezes você pode resolver isso rapidamente”, afirma Jô Furlan, que atua como treinador comportamental e especialista em neurociência do comportamento.
Confira as dicas dos profissionais para fujir do mau humor em apenas 15 minutos:
1 - Respire fundo
No pico do estresse, pare e fuja do local que provocou a reação negativa. Se estiver em uma reunião do trabalho, por exemplo, o melhor caminho é fingir que irá ao banheiro e não buscar o confronto imediato. “Em um lugar isolado respire fundo com os olhos fechados ao menos cinco vezes. Isso baixará os batimentos cardíacos e mudará a sintonia do seu humor”, diz Prado. O problema pode não desaparecer, mas você já estará mais calmo para lidar com a situação.
2º Pule, grite e levante a poeira...
Furlan indica o exercício do “cachorro molhado”. Pulos, gritos e uma bela sacudida podem espantar os sentimentos ruins ou pelo menos amenizá-los. “O cérebro pode ser treinado. Com esse exercício, você mostra que não aceita o pensamento ruim e escolhe mudar”, conta. Procure um espaço privado para liberar as emoções mais fortes. Gritar com os vidros do carro fechados é uma boa saída para liberar o estresse diário do trânsito, por exemplo.
3º Busque lembranças positivas
Já mais calma, procure um lugar de conforto na memória. Lembrar bons momentos ao lado da família e amigos, nascimento do filho ou uma conquista profissional podem trazer esperança e lembrá-la de que tudo ficará bem. “A boa memória pode te recarregar. Isso ajuda e tende a equilibrar os seus sentimentos”, defende Prado. Com esse passo, você conquistará as “âncoras construtivas”, explica Furlan, para os momentos mais difíceis do dia. Religiosos encontram conforto ao abrir um versículo da  biblia outros podem ver fotos da última viagem.
4º Sorria
Busque um espelho e sorria, mesmo se não há motivos para isso. “Você se divertirá com o próprio sorriso e com o pensamento de ‘não acredito que estou fazendo isso’. O efeito é mágico”, diz Alexandre. O espelho pode ter uma boa função na conquista do bom humor.
A psicóloga e consultora com foco no autoconhecimento e autoestima, Danyla Borobia, acredita que encarar a própria imagem por alguns segundos despertará a tolerância. Aceite os defeitos, mas reconheça o próprio valor. “Quando você entrega um sorriso para alguém e o recebe de volta as coisas fluem”.
5º Pare e retome o problema após alguns minutos
A psicóloga indica ainda pequenas sessões diárias de alongamento e meditação para ajudar a retomar o controle das emoções. “Ficamos tão focadas no problema que não encontramos a solução. Reconheça isso e se dê um intervalo”, disse.
Uma caminhada para buscar um café e fofocar com um colega de trabalho podem resgatar o bom humor. É uma boa hora também para ouvir música ou planejar uma viagem e atividades que irá realizar quando sair do escritório.
6- Faça uma autoavaliação
Para encerrar, faça uma autoavaliação e procure descobrir qual é o gatilho para o mau humor. “Se acordar cedo me deixa mal-humorado, não posso colocar o alarme com som estridente. Isso acabará com o meu dia. Passo então a dormir mais cedo e acordar com uma música, talvez”, aconselha Prado. Ao conhecer o que causa e cria a irritação, você pode criar estratégias e um guia de sobrevivencia para situações mais intenças.
Fonte: Delas

Comentários